T.E – Produção de Ciclodextrinas e suas Aplicações Tecnológicas

Centro de Ciências Agrárias

Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos

PROGRAMA DA DISCIPLINA

Código e nome da disciplina: Tópicos Especiais – Produção de Ciclodextrinas e suas Aplicações Tecnológicas

Carga Horária Total:

Práticos

Teóricos

Professora Responsável: Graciette Matioli

Departamento: Departamento de Farmácia

Observação:

EMENTA: Atualização biotecnológica por meio do curso de produção de ciclodextrinas e aplicações em alimentos.

PROGRAMA:

1. Introdução em biotecnologia: ciclodextrinas e suas aplicações.
  2. Tecnologias de produção de ciclodextrinas
  3. Imobilização de micro-organismos para produção da enzima ciclodextrina glicosiltransferase (CGTase) e de ciclodextrinas.
  4. Imobilização da enzima CGTase para produção de ciclodextrinas.
  5. Aplicações tecnológicas das ciclodextrinas.

BIBLIOGRAFIA:

Graciette Matioli; Flávio Faria de Moraes; Gisella Maria Zanin. Ciclodextrinas e suas aplicações em: alimentos, fármacos, cosméticos, agricultura, biotecnologia, química analítica e produtos gerais. 1. ed. Maringá: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2000.

Regina Aparecida Correia Gonçalves; Arildo José Braz de Oliveira; José Eduardo Gonçalves. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações. 1ed. São Paulo: Editora Schoba, 2012.

József Szejtli. Cyclodextrins Technology. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1988.

Campbell Borgensonl. Biology and biotechnology. Editora Prentice Hall, 2002.

N.M.B. Costa COSTA; A. BOREM. Biotecnologia e nutrição. São Paulo: Nobel, 2003.

C. Ratledge; B. Kristiansen. Basic biotechnology. New York: Cambridge University Press, 2006.

Critério de avaliação

1a nota: será atribuída a uma nota referente à participação dos alunos em sala de aula, valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e peso 1.

2a nota: será atribuída a um relatório, valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e peso 1.

Nota média final: será a média aritmética simples das duas avaliações.